O Campeonato Brasileiro de Hard Enduro será realizado neste final de semana, sábado e domingo, dias 30 e 1º de outubro, em Barão de Cocais, com largada dos pilotos no espaço de eventos José Furtado, atrás do estádio do Metalusina, no centro da cidade. Barão de Cocais, portal do Caraça, é conhecida mundialmente pela quantidade e qualidade de trilhas.
A competição terá percurso de 38km na categoria principal (gold), entre trechos de mata e pedras. A categoria silver terá 32km e a bronze, 25km. Os pilotos não serão obrigados a utilizar o GPS. Eles terão o equipamento, mas o trajeto das trilhas será sinalizado. Estão sendo aguardado cerca de 60 pilotos de diversos estados, que já participaram das etapas de Morungaba (SP), Poços de Caldas (MG) e Socorro (SP).
A classificatória será no sábado, com largada de manhã no espaço de eventos José Furtado, com o percurso de 2,5km, cujo tempo deverá ficar entre 20min e uma hora, dependendo do nível técnico de cada piloto.
A prova principal será no domingo durante o dia todo, quando haverá a premiação dos primeiros colocados em cada categoria. “Já estamos com todas as liberações e alvarás em mãos; alvarás da Prefeitura de Barão de Cocais, da Secretaria do Meio Ambiente, Federação mineira de Hard Enduro, Confederação Mineira de Motociclistas e a liberação do espaço de eventos José Furtado”, garantiu o piloto cocaiense Ripe Galileu, que está auxiliando na organização, por conhecer bem as trilhas locais.
O piloto cocaiense Rigor Rico (irmão de Ripe Galileu) é o atual líder da competição, que este ano está sendo realizada em Barão de Cocais, portal do Caraça.
*Leonel Marques