A AngloGold Ashanti realiza na próxima semana, nos dias 25 (segunda), 27 (quarta) e 28 (quinta) de fevereiro, uma série de testes de seu sistema de sirenes de emergência de barragem Córrego do Sítio II, em Santa Bárbara (MG).
A ação, de acordo com a AngloGold, seria realizada entre os dias 28 de janeiro e 1° de fevereiro, mas foi adiada, em respeito aos moradores para que o teste não fosse confundido com uma situação real, por causa do rompimento da barragem da Vale, em
Brumadinho.
O objetivo dos testes é avaliar o funcionamento do equipamento, parte do Plano de Ação Emergencial de Barragens de Mineração (PAEBM) da empresa. Trata-se de uma exigência legal para todas as empresas de mineração que possuem barragens. Assim, os moradores podem manter suas atividades normais durante o acionamento do alarme, sem necessidade de se deslocar do local em que estiverem.
Veja a localidade e a data dos testes de cada torre de emergência:
25/02 (segunda-feira)
Torre 6 (próxima ao Haras – bairro Praia): 10h às 12h
Torre 5 (instalada na Serra – comunidade de Barra Feliz): 16h às 18h
27/02 (quarta-feira)
Torre 4 (em frente ao Supermercado Trevo, na comunidade de Barra Feliz): 10h às 12h
Torre 3 (Rua Carrapato – comunidade de Barra Feliz, próximo à casa do Lourival): 16h às 18h
28/02 (sexta-feira)
Torre 2 (próximo ao trevo da MSOL/Jaguar, na comunidade de Brumal): 10h às 12h
Torre 1 (próximo à barragem de CDS II – Próximo a ETA): 16h às 18h.
A AngloGold destaca que as barragens da empresa estão estáveis e não apresentam riscos. “Buscamos nos antecipar em relação às exigências legais. Nosso empenho está em trazer segurança e tranquilidade às comunidades que vivem próximas aos nossos barramentos”, salienta Guilherme Peixoto, gerente de Metalurgia da Unidade Córrego do Sítio da AngloGold Ashanti.
Córrego do Sítio I
A barragem de Córrego do Sítio I também conta com torres de sirene. Os testes serão realizados nas próximas semanas, com comunicação prévia à comunidade envolvida.