Barão de Cocais realiza a festa do 1º de Maio

      Comentários desativados em Barão de Cocais realiza a festa do 1º de Maio

A programação da Festa do Dia 1º de Maio, feriado nacional, que comemora o Dia do Trabalhador e do padroeiro São José Operário, começa na segunda-feira, dia 1º, no prédio da Associação dos Colabores da Gerdau, na rua Cel. José Gomes, nº 91, Vila Operária, no centro da cidade, com a celebração do Culto Ecumênico para os participantes, a partir das 8h30. Em seguida, café da manhã, servido por voluntários do Supermercado SJ e da Gerdau..
Às 10h, apresentação do Grupo de Folia de Reis e, depois, liberação dos brinquedos e distribuição de balas, pipocas, balões e monitores à disposição das crianças. Às 11h30, apresentação do cancioneiro Eustáquio Ambrósio, teclado e voz. Em seguida, show de Romário Araújo, às 14h. Às 16h15, o prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos, fará um pronunciamento alusivo ao Dia do Trabalhador, extensivo aos familiares e aos trabalhadores em geral. Logo após, haverá sorteio das camisas de Atlético, Cruzeiro e América, todas autografadas pelos jogadores dos clubes, entregues por atuais craques de cada time, além de sorteio de outros prêmios variados.
No encerramento, haverá apresentação da dupla de cantores Paulo e Gabriel & Banda. A Prefeitura de Barão de Cocais, Gerdau e outras empresas e comércio cocaienses são os parceiros do organizador do evento, o produtor Lincoln Dias Alves, ex-jogador do Bangu (RJ), Atlético e Metalusina.
São José
Quanto à festa religiosa, a paróquia de São José Operário (bairro Andaime/distrito de Cocais) está realizando a novena do seu padroeiro, que começou no dia 21 de abril, se estendendo até o dia 1º de maio, feriado nacional. Durante a novena, está sendo celebrada missa às 19h e, logo após, noite de confraternização, com as barraquinhas com “comes e bebes”. Para domingo, véspera do feriado, às 8h, haverá brincadeiras com as crianças, organizadas pela equipe de catequeses da paróquia São José e, às 10h, celebração de missa com os enfermos, na Matriz São José Operário. Às 12h, almoço com os amigos (feijão tropeiro). Às 15h, momento devocional, seguindo-se celebração comunitária da penitência e, às 19h, celebração de missa.
Na segunda-feira, dia 1º e feriado, após a missa das 10h, realização da Cavalgada pelas ruas do bairro andaime e pelo centro da cidade. Às 12h, almoço festivo e, em seguida, realização de leilões e, finalizando, missa festiva na Matriz são José. Depois, descendimento da bandeira do padroeiro, erguida no mastro no adro da igreja, seguindo da procissão.
*Leonel Marques

Comentário