Na semana passada, o advogado Antônio Eustáquio de Almeida, que é capitão PM reformado (aposentado), no salão nobre do Fórum Omar Avelino Soares, tomou posse como novo presidente da 169ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Barão de Cocais).
A solenidade foi bastante concorrida com a presença de 30 advogados e convidados como o secretário-geral da Seccional da OAB de Minas Gerais, Adriano Cardoso, representando o presidente da OAB de Minas Gerais, Raimundo Cândido Júnior, a juíza Renata Nascimento Borges, titular da comarca de Barão de Cocais, além dos presidentes das subseções de Santa Bárbara, Hemerson Menezes, e de Itabira, Bernardo Rosa e advogados de Bom Jesus do Amparo, que são membros da OAB de Barão de Cocais.
A posse de Eustáquio Almeida, oficiada pelo secretário-geral da OAB de Minas Gerais, Adriano Cardoso, ele enalteceu as qualidades do empossado. Após assinar a ata de posse, Antônio Eustáquio disse estar honrado em assumir a representação de mais de 70 advogados da comarca de Barão de Cocais, que inclui o município de Bom Jesus do Amparo, além do Cartório Eleitoral de São Gonçalo do Rio Abaixo. Na ocasião, também foram apresentados os membros da diretoria da OAB Jovem de Barão de Cocais, que será empossada posteriormente.
A diretoria da OAB de Barão de Cocais, presidida por Antônio Eustáquio de Almeida (presidente), Cláudia Gabriela de Moraes da Conceição (vice-presidente), Sidnéia Aparecida Pinto (secretária-geral), Carina Souza Reis (secretária-adjunta, , indicada para a presidência da OAB Jovem cocaiense) e Tânia Charelli Santos (tesoureira), foram empossados com muita pompa, apesar da chuva torrencial que cai na cidade. A entidade cocaiense não possui sede própria, mas segundo Antônio Eustáquio de Almeida, esta não é uma de suas metas ao longo do triênio 2019-2021, já que é disponibilizada uma sala no Fórum Omar Avelino Soares, que mantém uma secretária, Maria Auxiliadora Dias Moreira, conhecida como Dora que atende bem as necessidades da categoria. Eustáquio de Almeida espera que haja uma doação de um terreno ou um imóvel, mas enquanto isso, se houver a construção de um novo Fórum na região do Clube do Cavalo, a 500m do prédio atual, a OAB de Barão de Cocais terá disponibilizada uma sala para atender os advogados da região.
*Leonel Marques