Ex-gerente da CBUM é secretário estadual do governo Zema

      Comentários desativados em Ex-gerente da CBUM é secretário estadual do governo Zema

O engenheiro Manoel Vítor de Mendonça Filho, ex-gerente da Usina Barão de Cocais (CBUM-Gerdau) foi nomeado pelo governador de Minas Romeu Zema, como secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Também responderá pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais. Manoel Vítor é cidadão honorário cocaiense porque vivenciou o desenvolvimento de Barão de Cocais ao assumir a gerência da usina siderúrgica da Gerdau (CBUM- Cimetal) por alguns anos, desde 1º de março de 1998 até o ano de 2002, quando foi promovido ao cargo de Diretor Executivo Gerdau-Sul e pois alcançou o cargo de diretor da Usina da Açominas, da Gerdau, em Ouro Branco (MG).

Atingiu o posto máximo da empresa como 1º vice-presidente do grupo Gerdau, quando se aposentou. Formado em engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1982, fez estágio na Rio Doce Geologia Mineração S/A (Docegeo) durante dois anos. Depois foi chefe de Serviços Gerais da Açonorte até chegar ao poso de gerente da Aciaria e Laminação. Assumiu oficialmente a gerência executiva da Usina Barão de Cocais em 1º de março de 1998, sendo que um mês antes, foi apresentado à comunidade cocaiense quando da troca de gerentes da usina. O engenheiro Manoel Vítor priorizou investimentos na usina, como melhorias ambientais, valorização do colaborador Gerdau e participação atuante na comunidade como investimentos em educação, obras sociais, entre outras atividades. Teve encontros com lideranças locais, quando fez a apresentação do Sistema Gestão Ambiental. Em abril de 1999, participou do Fórum de Debates Ambientais, promovido pela Câmara Municipal de Barão de Cocais. Em junho de 1999, com a equipe de funcionários da usina cocaiense, recebeu o Troféu Bronze de Qualidade Gerdau, das mãos do presidente da empresa sediada no Rio Grande do Sul (RS), empresário Jorge Gerdau Johannpeter, que esteve em Barão de Cocais pela segunda vez.

Ainda Manoel Vítor incentivou a implantação do Projeto Saber na usina, criando oportunidade dos funcionários de concluírem os 1º e 2º graus. Em setembro de 1999, implantou o projeto Escola na Escola Estadual Padre Heitor, no bairro Andaime (São José) próximo à Usina Barão de Cocais. Em fevereiro de 2000, participou da reinauguração da praça Nossa Senhora Aparecida, reformada pela Gerdau, em parceria com a Prefeitura Municipal. Em abril do mesmo ano, iniciou os trabalhos de reativação do Alto Forno nº 1. Em junho, participou do Fórum de Debates Ambientais, quando lançou oficialmente o Sistema de Segurança Total (SST) e Sistema de Gestão Ambiental na usina. Em dezembro, durante o evento da Sipat, lançou o Projeto Melhor Aluno e Projeto Cidadania, mais uma vez, buscando uma maior integração com a comunidade cocaiense. Em março de 2001, mais um vez comemorou a premiação do Troféu Bronze de Qualidade Gerdau, quando foi promovido diretor executivo da Gerdau. Nesse ano, recebeu o título de Cidadão Honorário cocaiense e um ano depois foi transferido para Ouro Branco, na Usina da Açominas (Gerdau).
*Leonel Marques

Comentário