O Grupo Folclórico Português Gil Vicente, do Centro da Comunidade Luso-Brasileira, em Belo Horizonte, no fim de semana, participou dos festejos de aniversário da Vila Colonial de Cocais (distrito) que comemorou o seu aniversário de fundação no dia 26 de julho de 1703, completando 315 anos de história, iniciada com seus fundadores, os irmãos bandeirantes portugueses Antônio e João Furtado Leite, ancestrais maternos do tenente-coronel do exército imperial José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, o barão de Cocais. A programação da comemoração de aniversário do distrito de Cocais, ocorreu no sábado e domingo, dias 298 e 29 de julho, na igreja de Santana, onde se encontra sepultado o barão de Cocais.
No sábado, às 18h, teve missa celebrada pelo padre Ronaldo Miranda, pároco da Paróquia de São José (Andaime- Cocais) com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima. O Grupo Folclórico Português, adentrou na igreja, entoando a cantiga religiosa portuguesa “Na Cova da Iria” cantada pelos fiéis que assistiam a missa na igreja de Santana. Durante a celebração, houve concerto de cantigas portuguesas, coroação da Senhora de Sant’Anna, avó de Jesus, cuja imagem de madeira de lei do tamanho natural trazida de Portugal no século XVIII, percorreu as ladeiras da Vila de Cocais, no seu andor carregado pelos devotos da santa, antiga padroeira do lugar. A procissão foi acompanhada pelas evoções da tocata, coral e bailados portugueses.
No domingo, às 15h, teve missa cantada em homenagem ao Dia das Avós, com presença do Grupo Folclórico Português Gil Vicente, novamente entoando a música portuguesa “Na Cova da Iria”.Dpois,o gruporealizou no adro e no largo de Santana, no tablado em frente ao Cruzeiro, as danças típicas de Portugal. A Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte, na ocasião, condecorou com a Comenda Portuguesa, o prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos presidente da Câmara, vereador Leonei Morais Pires, o comerciante de Cocais, / Fonseca, a rezadeira Maria Fonseca e a benzedeira Terezinha de \Jesus, da comunidade da Vila de Cocais, além do secretário de Cultura e Turismo de Barão de Cocais, empresário Juvenal Caldeira.
A vinda do Grupo Folclórico Português Gil Vicente foi promovida pelo empresário e jornalista Éverton de Paula, proprietário da Pousada das Cores, de Cocais, que anunciou para o fim de semana, a realização do curso de Aromaterapia e seus 13 sabores a ser ministrado por Lenira Sant’Anna, de Belo Horizonte, nos dias 3 a 5 agosto, no salão da Pousada.
*Leonel Marques
Grupo folclórico português no aniversário da Vila de Cocais
Comentários desativados em Grupo folclórico português no aniversário da Vila de Cocais