Inaugurado novo cruzeiro na festa de Nossa Senhora Aparecida

      Comentários desativados em Inaugurado novo cruzeiro na festa de Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro, a paróquia São João Batista realizou a cerimônia da bênção do novo cruzeiro da Capela de Nossa Senhora Aparecida, na vila São Geraldo, em Barão de Cocais. Mais de três mil pessoas participaram da festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, quando o novo cruzeiro foi erigido e inaugurado em substituição ao antigo, de 1955.

Na ocasião, uma procissão de fiéis devotos da santa padroeira do Brasil, saiu do Santuário São João Batista, acompanhada da centenária Banda de Música Santa Cecília, rumo ao mirante da Vila São Geraldo, onde o pároco José Antônio de Oliveira, concelebrou a missa campal com o vigário paroquial padre Rodrigo Arthur Medeiro da Silva, quando compareceram cerca de duas mil pessoas.

A bênção do novo cruzeiro foi dada às 9h30 e alguns fiéis permaneceram no local, aguardando a chegada da segunda procissão, composta de 1,5 mil cavaleiros e amazonas que desfilaram pelas ruas da cidade, desde a matriz de São José Operário, no bairro São José (Andaime), carregando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, sob o espoucar de fogos de artifício, ao meio dia, quando chegaram ao mirante da capela de São Geraldo e receberam a bênção do pároco.

Também na antiga capela de Nossa Senhora Aparecida (1912), situada no canteiro de obras da Usina Barão de Cocais (Gerdau), onde houve celebração pelo diácono José Apolinário dos Santos Filho, diante de duzentos fiéis da Vila Regina e outros bairros. No final da missa, foi coroada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, pelas crianças e jovens da comunidade. Depois, foi encenada pelos jovens a narração da história sobre a centenária capela de Nossa Senhora Aparecida, escrita pelo jornalista e historiador cocaiense Leonel Soares Marques.

Simultaneamente, padre Ronaldo Miranda, pároco da Matriz de São José Operário, presidia a celebração de missa na igreja do bairro São José (Andaime), de onde, por volta de 11h, saiu a procissão equestre rumo ao mirante da capela de São Geraldo, erigida na década de 1970 sob a iniciativa do comerciante Francisco Pio Chaves (Chico Pio), que dedicou à capela ao santo São Geraldo, posteriormente denominada Capela de Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi trazida da antiga capela construída na área da Gerdau, em 1912, antes da criação da Companhia Brasileira de Usinas Metalúrgicas (CBUM-Gerdau), em 1925.
*Leonel Marques

Comentário