O Jubileu de São João Batista, na sua 12ª edição, em Barão de Cocais, continua nesta quarta-feira, dia 20, e se prolonga até domingo dia 24 de junho, feriado municipal, quando o município completa 75 anos de emancipação político-administrativa e 314 anos de fundação do antigo arraial de São João Batista do Presídio do Morro Grande, hoje Barão de Cocais.
Dia 20, quarta-feira, às 15h, missa organizada pela Pastoral da Criança e das 19h30 pelo grupo de Filhos de Maria, Liturgia e Música. Às 21h30, show de talentos dos alunos da Escola Estadual José Maria de Morais, seguido de show com o cantor Flavinho. Na quinta-feira, dia 21, às 15h, missa organizada pela comunidade Santo Antônio e São João Batista e às 19h30 acolhida pelo Colégio Educare/ Rede Pitágoras, com show de talentos dos alunos da escola e show com o conjunto Forró de Saia. Sexta, dia 22, às 15h, missa organizada pela Comunidade da Chácara II e III e às 19h30 acolhida da Escola Estadual Efigênia de Barros com o show de talentos dos alunos da escola, seguido de show com os cantores GianCarlos e Adriano. Sábado, dia 23, a partir das 12h, almoço/coquetel fraternal na sede campestre do Jabaquara, quando se reúnem os cocaienses ausentes no II Encontro dos Amigos Pés de Pomba, organizado pela comerciante e internauta Gildete Moreira, que fez o convite aos internautas cocaienses residentes fora do município, há mais de 40 anos. Ainda, missa às 15h, organizada pela Comunidade de São Miguel e às 19h30 acolhida da Pastoral da Juventude e logo após apresentação da quadrilha pelos jovens da Pastoral da Juventude. Às 21h, Bênção da Fogueira de São João, que à meia noite, os devotos do santo padroeiro São João, pisam na brasa da fogueira sem queimar os pés. Em seguida, show com os cantores Jeff e Alex.
No domingo, dia 24 de junho, feriado municipal, alvorada às 5h com a centenária Banda de Música Santa Cecília e depois celebração de missas às 7h e 9h, por intenção dos cocaienses ausentes. Às 10h30, início das atividades recreativas e brincadeiras como quebra-potes, pau de sebo, porquinho engraxado, seguido de leilão de bovinos, suinos e aves. Às 13h, apresentação do Coral Infantil maestro Yolando dos Santos e às 17h, procissão quilométrica com a imagem do santo padroeiro do município, São João Batista, percorrendo as diversas ruas da cidade. Logo após a missa campal, apresentação da quadrilha dos Universitários e encerramento com o espetáculo pirotécnico e show com os cantores Cláudio e Lidiany.
*Leonel Marques