Equipe de reportagem da Rede Globo-Minas esteve na semana passada em Barão de Cocais para realizar entrevistas sobre futebol e religião, relacionada ao saudoso monsenhor Gerardo Magela Pereira, primeiro sacerdote do Brasil a dirigir um time de futebol, o Metalusina Esporte Clube, para o programa Globo Esporte, que vai ao ar diariamente, das 12h50 ás 13h20.
O documentário está previsto para ir ao ar, entre os dias 4 e 7 de janeiro, e apresentará história de clubes de futebol que disputaram o campeonato mineiro nas décadas de 1940 e 1960. Os times mencionados são, além do Metalusina (Barão de Cocais), Meridional (Lafayete), Sidrúrgica (Sabará), ASA (Contagem) e Esabe (Betim).
O repórter Guto Rabelo, do Globo Esporte entrevistou na cidade José Apolinário dos Santos Filho (Apolinário), ex-presidente do Metalusina e que conviveu com o monsenhor Gerardo Magela, desde a década de 1950, quando o sacerdote chegou a Barão de Cocais, proveniente da paróquia de Ressaquinha (MG) e mudou a história do município, como político, religioso e empreendedor. Ainda, o repórter entrevistou o lendário jogador de futebol do Metalusina, Tiriri, de 86 anos de idade, que relatou a sua participação no clube verde-amarelo, como atacante (ponta esquerda e exímio fazedor de gols).
O documentário que será apresentado provavelmente neste semana poderá fazer parte do programa dominical Esporte Espetacular, às 9h da manhã, e no canal pago Globo News, divulgando Barão de Cocais internacionalmente. Para isso a reportagem da Rede Globo-Minas disponibilizou um drone, que sobrevoou a cidade para registrar uma vista aérea do centro urbano, inclusive o estádio Alencar Peixoto (construido pelo benfeitor e fundador do Metalusina, engenheiro Alencar Peixoto, ex-gerente da CBUM-Gerdau, introduzindo o time verde amarelo no campeonato mineiro na década de 1940.
O Metalusina enfrentou na época, no referido estádio, os tradicionais clubes da capital mineira, Atlético, Cruzeiro e América, além dos times do interior como o Meridional (o tradicional clássico Me-Mé) de Conselheiro Lafayete, Siderúrgica (Sabará), Vila Nova (Nova Lima), entre outros times de saudosa memória, com exceção de Vila Nova, que ainda disputa o campeonato mineiro.
*Leonel Marques
Metalusina será tema de documentário do programa Globo Esporte
Comentários desativados em Metalusina será tema de documentário do programa Globo Esporte