Mina do Brucutu usa caminhões sem motorista

      Comentários desativados em Mina do Brucutu usa caminhões sem motorista


A mina de Brucutu, da Vale, entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Barão de Cocais, já vem operando com caminhões fora de estrada, com capacidade para 240 toneladas, funcionando sem motorista. Resultado de seis anos de pesquisa e testes, sete caminhões utilizados para o transporte de minério da lavra para a usina de beneficiamento, funciona de maneira autônoma, sem motorista. O caminhões tecnológicos circulam ao lado de outros seis, que ainda são controlados de maneira tradicional.
A expectativa da Vale é que toda a frota de Brucutu seja substituída até o início de 2019. Serão 13 caminhões, todos sem a necessidade de motoristas. Segundo a Vale, a produtividade do sistema de operações autônomas é superior em comparação ao modelo convencional de transporte. O volume de minério de ferro transportado na mina, em um mês de uso de novos caminhões sem motoristas, alcançou um aumento de 26%.
A direção da empresa também informou que a operação autônoma aumenta a vida útil dos caminhões, gera menor desgaste de peças e redução dos custos de manutenção.
*Leonel Marques

Comentário