Ainda repercutindo a inauguração do Memorial da Cavalhada, durante os festejos da festa do padroeiro de Santo Amaro, em Brumal, distante 6km do centro de Barão de Cocais. O Memorial da Cavalhada, mantém viva a memória desta tradicional manifestação cultural do distrito de Brumal.
A construção foi orçada no valor de R$ 715 mil. Foi assinado um Termo entre a Prefeitura de Santa Bárbara e a mineradora de ouro AngloGold Ashanti, em 2016. A empresa doou R$ 550 mil para a obra do memorial da Cavalhada, que representa um total de 272m² de área construída, que foi repartida em duas partes. No subsolo ficam vestiários, cozinha, depósito, lavanderia e salão de eventos. Já o pavimento térreo possui uma varanda (frente e fundos) e banheiros.
Este espaço abriga a rouparia típica dos cavaleiros e outros adornos que fazem referência à história da Cavalhada, que completa 80 anos de tradição no distrito de Brumal. No Memorial está uma galeria de fotos de José Amaro, Nilson (Quito), tio do presidente da Câmara Municipal de Barão de Cocais, vereador Leonei Morais Pires e de Maria Joaquina de Souza, que dá nome à sede dos cavaleiros de Brumal, por ter representado os valores religiosos daquela comunidade e doação, em vida, do terreno de sua residência à Associação Comunitária de Brumal.
*Leonel Marques
O Memorial da Cavalhada em Brumal
Comentários desativados em O Memorial da Cavalhada em Brumal