Os enxadristas de Santa Bárbara e região do Caraça terão, a partir de março, o seu primeiro Clube de Xadrez, que será instalado na sede social da Associação dos Aposentados e pensionistas de Santa Bárbara.
A iniciativa partiu do jornalista Francisco Emery Quites ()Fran) editor do jornal Voz do Caraça, que apoia este evento , como foi o I Open de Xadrez do Caraça, que reuniu 60 enxadristas de toda a parte do país, realizado em outubro do ano passado no Santuário do Caraça, e o I Torneio de Xadrez de Santa Bárbara, que reuniu 30 enxadristas da região do Caraça e região metropolitana de Belo Horizonte.
Ainda, o jornal Voz do Caraça, de Santa Bárbara, está apoiando a criação da Liga Regional de Xadrez, abrangendo as cidades de Santa Bárbara, Barão de Cocais, Caeté, São Gonçalo do Rio Abaixo e Catas Altas. Em Barão de Cocais, entre os entusiastas da ideia da criação da Liga Regional de Xadrez estão o promotor de Justiça da comarca, e enxadrista, Cláudio Daniel de Almeida, e o jornalista e enxadrista, Leonel Soares Marques, além das irmãs gêmeas Denise e Rosângela Soares e a enxadrista Thaís Santos, representando a juventude do município.
Em Santa Bárbara se destacam os enxadristas Francisco Emery Quites (Fran), o seu filho Felipe Quites, o juiz de jogo de xadrez, Flávio Guimarães, engenheiro Luciano Thomazi Pena, descendente do presidente da República, Affonso Penna, natural de Santa Bárbara, entre outros enxadristas. O jornalista Francisco Emery (Fran) informou que o próximo evento a ser realizado nos dias 26 e 27 de outubro, é o esperado II Open de Xadrez do Caraça, a se realizar este ano no Santuário do Caraça, com previsão de reunir 100 enxadristas de todo o país e até do exterior. Segundo Fran, ele disse que o campeão do Torneio de Xadrez de Santa Bárbara, o mestre Roberto Molina, está na final do Campeonato Brasileiro de Xadrez que está sendo disputado em Natal, capital do Ceará.
*Leonel Marques