Sirenes tocam em barragem da Vale em Barão de Cocais

      Comentários desativados em Sirenes tocam em barragem da Vale em Barão de Cocais

Pelo menos 500 pessoas de três comunidades de Barão de Cocais, tiveram que deixar suas casas na madrugada desta sexta-feira por conta de um alerta na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale.
Segundo a mineradora, a decisão é preventiva e ocorreu após a consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.
As sirenes tocaram volta da 1h e o plano de emergência foi acionado nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras As pessoas foram levadas para o ginásio poliesportivo de Barão de Cocais.

Nota da Vale
A empresa Vale divulgou esta manhã a seguinte informação:
“Vale informa sobre barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG)
” Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), depois de ser informada pela Vale que a empresa estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). A Vale ressalta que a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.
“A ação teve início na madrugada de hoje (8/2) e vai abranger cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas na cidade de Barão de Cocais, distante 100 km de Belo Horizonte.
“Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será impla