Alunos cocaienses recebem Medalha do Mérito Escolar Gercina Roscoe

      Comentários desativados em Alunos cocaienses recebem Medalha do Mérito Escolar Gercina Roscoe

Cerca de 250 alunos de ensino fundamental e curso médio das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino de Barão de Cocais serão homenageados pela Câmara Municipal com a Medalha de Honra ao Mérito Escolar “Gercina Roscoe Gravillof”, educadora e fundadora do Instituto Cultural Gercina Roscoe, que educou gerações de estudantes cocaienses. A solenidade de entrega da honraria para os alunos homenageados será no dia 4 de abril, sexta-feira da próxima semana, no plenário da Câmara Municipal, presidida pelo vereador João Batista Pereira. O autor do projeto foi o ex-presidente da Câmara, vereador Sebastião Eustáquio dos Santos, que em 2007 criou a comenda.
A cerimônia será realizada em dois horários: na parte da manhã, a partir das 9h, serão homenageados os alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Na parte da tarde, às 14h, será a vez das turmas de alunos do 4º ao 7º ano do Ensino fundamental. Dona Gercina Roscoe, como era chamada pelos cocaienses, era natural de Nova Lima (MG), descendente de ingleses e alemães, vaio para Barão de Cocais na década de 1950, onde residia o seu marido de origem russa, o metalurgista Dimitry Gavrillof, funcionária da Companhia Brasileira de Usinas Metalúrgicas (CBUM, atual Gerdau).
Na ocasião, a\ normalista Gercina Roscoe foi convidada pelas autoridades cocaienses, lideradas pelo monsenhor Gerardo Magela Pereira, para fundar a Escola Técnica e Comercial de Barão de Cocais, juntamente com o marido russo. Nascia o estabelecimento de ensino que educou gerações de cocaienses e de estudantes de cidades vizinhas, como Santa Bárbara, Catas Altas e Bom Jesus do Amparo. Mais tarde, foi criado o curso de magistério (normalistas) nascendo o Instituto Cultural Gercina Roscoe, que mantinha também os cursos ginasial, técnico de contabilidade. A escola foi desativada com a morte da professora e educadora Gercina Roscoe Gravillof, na década de 1980, sendo sepultada no cemitério de Barão de Cocais onde jazem o seu marido, o professor e metalurgista Dimitry Ivannovitch Gravillof e a única filha, professora Helena Roscoe Gravillof.
*Leonel Marques

Comentário