No programa especial do Globo Repórter reprisou a matéria sobre as cidades da Estrada real de Minas, com reportagem da repórter Izabela Assunção, que entrevistou diversos personagens ao longo do trecho que liga Diamantina a Ouro Preto até Paraty (RJ).
O programa iniciou-se com a paisagem da mineração de diamantes na cidade histórica de Diamantina, terra natal do presidente da República, Juscelino Kubistchek. Depois seguiu para o Serro, mostrando o casario colonial preservado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Catas Altas veio a seguir, com o destaque do aqueduto de pedra datado de 1792, que ligava a região de Quebra Ossos, transportando água para a lavagem do ouro na mina de Brumal, em Santa Bárbara. O aqueduto foi preservado somente na extensão de 250 metros e 5 metros de altura. Ainda filmou a fabricação de vinho de jabuticaba, tradicional em Catas Altas, cuja bebida já foi premiada nacional e internacionalmente por volta de 1915, devido ao sabor inconfundível do vinho de Catas Altas, que promove todos os anos a Festa do Vinho, no mês de maio, trazendo turistas de toda a parte de minas e do Brasil.
O distrito de Ipoema, em Itabira, também foi destacado com o Museu do Tropeiro, que reúne peças, fotos e documentos sobre as tropas que percorriam a Estrada Real. O programa Globo Repórter terminou na antiga Vila Rica de Ouro preto, com suas igrejas, ladeiras, chafarizes, museus e casario colonial que encanta fotógrafos e turistas estrangeiros.
*Leonel Marques