A promotora Isadora de Castro Silva assumiu nesta terça-feira, dia 18, a Comarca de Barão de Cocais (MG) que inclui Bom Jesus do Amparo e São Gonçalo do Rio Abaixo (Cartório Eleitoral), em substituição ao promotor Cláudio Daniel Fonseca de Almeida, que foi promovido para a Comarca de Mariana, assumindo a promotoria nesta quarta-feira, dia 19.
O promotor Cláudio Almeida trabalhou na Comarca de Barão de Cocais durante seis anos, de 2013 a 2019, sendo o responsável pelo Ministério Público, que moveu ações civis públicas contra a mineradora Vale, devido aos transtornos causados pelo risco de rompimento da barragem Sul Superior em mina de Gongo Sôco, em Barão de Cocais. Com o risco ocorreu inclusive a remoção forçada dos moradores dos povoados de Socorro, Piteiras, Tabuleiro e Vila do Gongo, totalizando quase 500 pessoas que hoje estão alojadas em casas e hotéis da região e residências de parentes.
A permanência do promotor Cláudio Almeida nos processos contra a Vale como promotor colaborador, depende da concordância da promotora interina Isadora de Castro Silva. O promotor Cláudio Almeida, integra atualmente a força-tarefa do Ministério Público que tenta na Justiça, a reparação financeira para os danos morais causados aos moradores de Barão de Cocais. A promotora Isadora de Castro Silva, tomou posse no Ministério Público este ano, no dia 26 de abril, e a portaria de nomeação para Barão de Cocais foi publicada no sábado, 15 de junho.
*Leonel Marques, de Barão de Cocais
Comarca cocaiense já tem nova promotora
Comentários desativados em Comarca cocaiense já tem nova promotora