A Escola Estadual Affonso Penna e o centro histórico de Santa Bárbara servirá de cenário da minissérie “Se eu fechar os olhos agora”, da Rede Globo, que já teve várias cenas gravadas em Catas Altas, nos últimos três meses. A obra de ficção é escrita por Ricardo Linhares e inspirada no livro homônimo do jornalista, escritor e apresentador de televisão Edney Silvestre, vencedor do Prêmio Jabuti, em 2010.
Uma equipe de cenógrafos, técnicos e produtores estiveram de 24 a 27 de janeiro em Santa Bárbara, quando foram montados os primeiros cenários para as gravações das cenas de abertura da minissérie que ocorreram no interior e em frente ao antigo Grupo Escolar Affonso Penna (atual Escola Estadual), que está entre os prédios históricos tombados do município. O trânsito na avenida Getúlio Vargas foi interrompido para as filmagens, que encerraram no sábado, dia 27.
Um grande número de pessoas e curiosos acompanhou os trabalhos realizados na sexta-feira. Além das gravações no centro histórico de Catas Altas, que chegou a receber intervenções cênicas em várias fachadas de casarões, as filmagens também ocorreram no Santuário do Caraça, no Largo de Brumal, distrito de Santa Bárbara, distrito de Morro da Água Quente, em Catas Altas, Bicame de Pedra (aqueduto de 1792), Chapada do Canga, Vale das Borboletas e no Quebra Ossos, todos na periferia de Catas Altas, onde em apenas um dia de gravações, participaram mais de 200 figurantes.
A trama é ambientada no ano de 1961 na cidade fictícia do interior do Rio de Janeiro, chamada São Miguel, e gira em torno de dois garotos de 12 anos que descobrem o corpo de uma mulher morta à margem de um rio e não aceitam o desfecho dado pela polícia, que acusa o marido ciumento pelo crime. A dupla de meninos decide então procurar por um idoso, morador da cidade, para investigar a morte misteriosa. Os atores Xande Valois e João Gabriel, que viveram Zeca e Ruy na primeira fase da novela “A força do querer”, foram escolhidos para interpretar a dupla de detetives adolescentes.
Os dois serão ajudados nas investigações por Ubiratan, interpretado pelo ator veterano Antônio Fagundes. O elenco é ainda composto dos atores globais Murilo Benício, Antônio Grassi, Enzo Romani, Marcos Breda, Paulo Rocha, entre outros, e as atrizes consagradas Debora Falabella, Mariana Ximenes, Marcela Fetter, Lidi Lisboa, Thainá Duarte, são os artistas escalados para a produção que deve ser exibida em janeiro de 2019 na TV aberta e possivelmente em dezembro deste ano para os assinantes do Globo Play.
*Leonel Marques