Governador Pimentel inclui Barão de Cocais em situação de emergência

      Comentários desativados em Governador Pimentel inclui Barão de Cocais em situação de emergência

O governador de Minas, Fernando Pimentel, decretou situação de emergência em Barão de Cocais e nas demais cidades que compõem a Gerência Regional de Saúde (GRS), que tem sede em Itabira, pelo período de 180 dias, em razão do registro de casos (mortes) prováveis de febre amarela. A mesma decisão foi tomada em relação às regionais de Belo Horizonte e Ponte Nova.

As três regionais totalizam 94 municípios. Destas cidades, a situação mais preocupante é em Barão de Cocais, que tem quatro mortes suspeitas por febre amarela; Santa Bárbara, onde há duas mortes, e São Gonçalo do Rio Abaixo, que tem um caso confirmado da doença. Em Nova Era foram achados primatas mortos. Em Itabira, a Prefeitura local informou que a situação é tranquila, mas a recomendação é que quem ainda não se vacinou, procure postos de saúde o mais rápido possível. A dose será completa (0,5ml) e não a fracionada, com 0,1ml.

A publicação do decreto do governador Pimentel foi feita no sábado, dia 20, com o objetivo de “facilitar e agilizar a adoção de medidas necessárias ao enfrentamento da doença que assola a população que não vacinou. A partir de agora, os municípios que integram a área de abrangência das GRSs de Itabira, Belo Horizonte e Ponte Nova, poderão adquirir insumos e materiais, bem como contratar por tempo determinado serviços estritamente necessários ao atendimento de situação emergencial, sem a necessidade de realizar licitação específica para isso”. A sala de situação é coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde e tem representantes das secretarias de Estado de Governo de meio Ambiente, da Agricultura e do Gabinete Militar do governador de Minas.
*Leonel Marques

Comentário