Foto da igreja na cidade cenográfica de Serro Azul

A novela ‘O Sétimo Guardião’, que estreou segunda-feira, dia 12, na Rede Globo, mostra ao telespectador , detalhes da arquitetura de Catas Altas, retratadas na fictícia cidade Serro Azul, no interior de Minas Gerais.

Exemplos são algumas características dos casarões, das portas e janelas da igreja matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição (que possui obras do Aleijadinho) ou mesmo as pedras de canga (minério de ferro) que foram levadas de Catas Altas para construção do cenário na cidade cenográfica, no Rio de Janeiro, no Projac, da Rede Globo.

A produção da minissérie ‘Se eu fechar os olhos agora’, que foi gravada em Catas Altas, de novembro a fevereiro deste ano, inspirou a cenógrafa Anne Marie Bourgeois, que é a mesma da minissérie na construção da cidade cenográfica da novela das 21h da Globo, ‘O Sétimo Guardião’, que já estreou na segunda-feira, dia 12. Anne Marie começou a preparar o projeto da nova novela, quando ainda estava gravando em Catas Altas, de onde veio a inspiração. Aliás, foi ela (a cenógrafa Anne Marie) quem descobriu na época, a cidade de Catas Altas, por acaso, na internet.
A cidade cenográfica Serro Azul no Projac (RJ), é a maior até agora produzida pela Globo. Ao todo são 18 mil m² de área construída com 38 edificações com o calçamento das ruas, tendo as pedras de canga trazidas de Catas Altas.

Por falar na minissérie ‘Se eu fechar os olhos agora’, Catas Altas em novembro do ano passado até fevereiro deste ano, o município transformou-se na carioca cidade fictícia São Miguel. A minissérie, um triller que se passa em 1961 e contará a história de dois adolescentes que investigam um crime. Durante as cenas vários pontos turísticos de Catas Altas serão exibidos, como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a praça Monsenhor Mendes, o Santuário do Caraça, o centro histórico de Catas Altas, o distrito de Morro da Água Quente, entre outros atrativos. A minissérie ‘Se eu fechar os olhos agora’ está sendo exibida no canal fechado Now. Em novembro, a previsão é que ela seja transmitida no Globoplay e, em janeiro, em rede nacional pela TV Globo.
*Leonel Marques

Comentário