Brasil fecha 2019 déficit orçamentário abaixo do previsto, diz ministro

      Comentários desativados em Brasil fecha 2019 déficit orçamentário abaixo do previsto, diz ministro

Foto de Paulo Guedes apresentando o relatório à imprensa

Ao detalhar à imprensa o Relatório Extemporâneo de Avaliação de Receitas e Despesas do mês de novembro – que descontingenciou todo o orçamento previsto pelos ministérios para este ano –, o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que o Brasil se encaminha para terminar 2019 com resultados bem melhores do que as expectativas.

Ao lado do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, no Palácio do Planalto, Guedes anunciou nesta segunda-feira (18/11) que o déficit primário do governo central será consideravelmente menor do que a meta que era prevista.

De acordo com Paulo Guedes, neste primeiro ano de governo, o déficit primário ficará abaixo de R$ 80 bilhões. A meta era de um resultado negativo de R$ 139 bilhões. “Revertemos uma situação que parecia bem difícil no início do ano”, frisou, lembrando que ao longo dos meses a previsão de receitas não se concretizava, o que levou o governo a contingenciar o orçamento das pastas.

“Mas os desinvestimentos e as receitas extraordinárias permitiram, agora, descontingenciar aquilo que preventivamente havíamos contingenciado”, explicou Guedes, acrescentando que além de equilibrar a situação em 2019 o governo lançou raízes importantes para o próximo ano, revertendo o descontrole dos gastos públicos.

Senado: IFI aponta risco de rompimento do teto de gastos em 2021

Ainda sobre o balanço dos 11 primeiros meses, o ministro enfatizou a melhor relação alcançada entre os três Poderes. “Tivemos muita colaboração do Congresso Nacional, do Tribunal de Contas da União e, também, do Poder Judiciário. Essa harmonia foi o que permitiu chegar a este melhor resultado na economia”, apontou.